Buscar
  • César Ticona

O poder do canto sacro

E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados. (2 Cron. 20:22 ACF)


A música é uma expressão do que domina a alma. Se ela é dominada pela dor cantará disto, se é dominada pelo amor expressará amor e se é dominada pela frustração expressará frustração. A música cantada ou tocada nasce de uma alma focada em algo. Não tem vontade de cantar quem está distraído em tentar resolver problemas. Em resumo, a música que expressa os sentimentos humanos podemos dizer que é o corriqueiro, o esperado, o secular.


Porém há uma música que não expressa sentimentos senão a fé em Deus. Se sente derrotado, mas se canta de vitória, se sente perdido, mas se canta de um caminho certo, se sente o pior homem, mas se canta de restauração e salvação.


Há dias decisivos na vida, onde o coração se aperta, a respiração é entrecortada, o latido do coração se ouve. São momentos onde tudo parece depender da capacidade de comunicação, de habilidades diplomáticas e de coragem. Coisas que ao ver no espelho da vida já foram embora. Não importa quão preparado o indivíduo esteja, naquele dia decisivo há uma perda de confiança em si mesmo.


Cada dia tem sua luta, mas, por que lutar sozinho? Por que lutar sem fé em Deus? Por que duvidar de suas promessas? Quando não louvamos a Deus demostra que não acreditamos ainda no poder de Deus.


Josafá ordenou as tropas numa ordem curiosa, na primeira linha de ataque colocou cantores e por detrás a artilharia. Com isto exemplo nos deu de como se enfrentam vicissitudes complicadas. Os cantos de fé em Deus têm um efeito contrário ao da música secular, ela faz nascer a fé que pode estar em falta. Ela te arranca de teu sentimentalismo doente e te faz ver a luz.


O texto de Tiago disse quem tem falta de sabedoria peça-a a Deus, e nós podemos dizer quem tem falta de fé cante a Deus. O poder infinito pode estar de teu lado desde que acredites em que Deus te criou, te sustenta e deseja te salvar para a eternidade.


Como os desafios da vida são diários, diariamente deveria se louvar o nome de Deus. Como todos os dias se erra, todos os dias deve-se louvar a Deus por seu perdão transformador. As dificuldades da vida onde não se vê saída alguma, são oportunidades para buscar a Deus, para louvar seu nome. São, pois, uma benção.


Quem está mais fraco na fé cante mais, jamais seu arco e flecha conseguirão o que se pode conseguir ao lado do Senhor. Quando você canta e canta, o Senhor já vai aplainando seu difícil dia. Das crianças vem o perfeito louvor porque elas acreditam que Deus pode fazer qualquer coisa, e nós os adultos acreditamos que pode fazer apenas certas coisas por nós.


Assim nasce a verdadeira coragem, assim Lutero se animou ao ver inimigos por todo lado. Castelo forte é nosso Deus ele cantava dentro de um castelo. Paulo e Silas após serem chicoteados em praça pública e colocados na cadeia cantavam a Deus. Jesus cantou antes de enfrentar a grande provação pela qual hoje somos salvos. O canto a um Deus santo, quebra nossas amarras mentais, nos impulsiona a fazer o certo custe o que custar.


Nada pode substituir o canto santo. Ela é uma ferramenta que te pode transformar e pode transformar teu dia a dia. Se não sabe nenhuma música cante pelo menos “Deus é tão bom, Deus é tão bom, Deus é tão bom, é tão bom pra mim”.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

A santificação da alma

A santificação da alma é uma necessidade para entrar ao reino dos céus. O que significa se santificar? Neste áudio se ensina como realizar esta santificação. Download: https://app.box.com/s/dj5bgqgiow

LINKS IMPORTANTES

POR DENTRO DAS NOVIDADES

Estão disponiveis minhas aulas de estatística, artigos, e sermões.

CONTATO

Tel: 92 36431865
Skype: cesar.benavente7

© César Ticona,  Setembro de 2020.  Para todos há uma esperança de glória.