Buscar
  • Cesare Ticona

Como se preparar para grandes responsabilidades

Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia. 1 Reis 19:21


Todos esperam por uma grande oportunidade para conseguir atingir seus sonhos. Pode ser emprego, casamento, financiamento, casa, viagem, estudos, etc. Porém, será que estamos prontos para receber o chamado de Deus para a labor que ele nós deseja?


Apenas há uma forma de se preparar para o chamado divino. Para tanto, deve-se matar o eu, porque senão, ele sempre ficará atrapalhando a vontade divina. Isto deve-se ensinar desde criança. A preparação para a grandeza é fazer os trabalhos domésticos com eficiência e alegria. Assim se definha a natureza egoísta de adiar ou de empurrar para os outros fazerem.


Existe um caráter firme que se nega a si mesmo desde criança e coloca o dever por cima do prazer. Não é para se sobrecarregar, apenas carregar fielmente e sem murmurações a parte que lhe corresponde.


Este hábito se desenvolve naturalmente se o poder de Cristo flui cada vez mais aumentando a cada dia o seu caudal. Caso contrário, apenas será uma negação que cria obedientes rebeldes. Será necessário sair da tutela paterna que debandarão para seus acariciados sonhos.


Eliseu antes de ser chamado era um filho diligente, temeroso a Deus. Pertencia aos 7000 que não dobraram os joelhos a Baal. Por tanto, era muito amado em sua casa. A chuva caiu após 3,5 anos pela oração de Elias e era a hora de trabalhar imediatamente a terra utilizando os tratores da época.


O trabalho agrícola mal feito dá fracas colheitas. Preguiçosos não arariam a terra, fariam plantio direto; não gostariam de buscar adubos, diriam que ao final tudo dará certo; não colocarão irrigação, confiando em que as chuvas serão bem distribuídas no tempo. Acaso não se dão conta que daí vem seu sustento? Por que não fazer as coisas direito? e enfrentar o sol, chuva, cansaço sem pensar na cama ou no jogo que está passando na tela? Queremos muito e recebemos pouco porque pedimos mal, para nossos deleites e satisfações de nosso coração egoísta, dizia o apóstolo Thiago.


Um individuo assim será que aceitará o chamado a servir? E mesmo se aceitar aceitará de bom grau ser o faxineiro antes de assumir as elevadas responsabilidades? Como ser dono de uma empresa se não aprendeu a ser bom empregado? Como ter um melhor emprego se no atual não brilha? Como ter primeiro emprego sem se dedicar na sua preparação? Finalmente, como servir a Deus sem matar o eu?


Eliseu saiu do certo para o incerto desde a perspectiva humana. Mas, o seu caráter dominado pelo Espírito Santo o fez perceber que o manto de Elias nas suas costas indicava que era Deus que o chamava. Não havia dúvida nem lamentação por ter seus sonhos pessoais frustrados. Apenas se despediu de sua bela família e seguiu o plano divino.


Não sei quanto tempo demore para perceber e entender que o sonho de Deus é você. Já te chamou para fazer várias coisas domesticas, já queria que estivesses pronto para assumir uma responsabilidade maior. Não interessa a profissão nem a escolaridade, sempre há algo que você pode fazer hoje com eficiência, com entusiasmo e com gratidão. Depois de vários anos aperfeiçoando assim o caráter, Deus poderá te chamar para algo mais relevante que você nem sonhou. Até lá, que ninguém que se preza cristão olhe com desdém os trabalhos de hoje! Vamos trabalhar!

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

A santificação da alma

A santificação da alma é uma necessidade para entrar ao reino dos céus. O que significa se santificar? Neste áudio se ensina como realizar esta santificação. Download: https://app.box.com/s/dj5bgqgiow

LINKS IMPORTANTES

POR DENTRO DAS NOVIDADES

Estão disponiveis minhas aulas de estatística, artigos, e sermões.

CONTATO

Tel: 92 36431865
Skype: cesar.benavente7

© César Ticona,  Setembro de 2020.  Para todos há uma esperança de glória.