Buscar
  • César Ticona

Faltando a espiritualidade a idolatria floresce

Atualizado: 29 de Dez de 2019


Israel é uma vide estéril que dá fruto para si mesmo; conforme a abundância do seu fruto, multiplicou também os altares; conforme a bondade da sua terra, assim, fizeram boas as estátuas. O seu coração está dividido, por isso serão culpados; o Senhor demolirá os seus altares, e destruirá as suas estátuas. Oséias 10:1,2

Quando o pecado domina há uma aparência de sucesso. Há um bem-estar doentio. As igrejas estão lotadas, há muitos aleluias e améns. Todos querem algo da religião, mas não todo da religião. Desejam um livreto os simples ou uma teologia os intelectuais, mas não a bíblia no seu conjunto.

Isto é caldo de cultivo para a idolatria e a arte andarem juntas. Como é preciso uma religião à medida de cada ser, o Deus eterno e sua lei precisam ser substituídos com algo à semelhança humana e que concorde, embora não necessariamente com tudo, com a essência pecaminosa humana.

Assim se nomeiam sacerdotes e pastores deste novo ordem religioso e a mercadoria está pronta para atrair os incautos. O que devia ser uma casa de adoração simples se transforma em uma obra de arte. Quanto mais esmero nesta arte mais vazia de Cristo será. Porque a magnificência de uma construção cria admiração e respeito facilitando o ensino de preceitos humanos, e se apela ao expediente de um ritualismo meticuloso dá a sensação de estar na porta dos céus.

A glória do templo não está no material e beleza do templo, senão na presença de Cristo, no Shekinah, na nuvem. Depois do cativeiro o povo de Israel reconstruiu o templo, mas a Shekinah sumiu aguardando a presença de Cristo. Daí para frente, por 400 anos o povo de Israel em lugar de buscar a presença de Deus se converteram em exímios ritualistas, como que compensando a falta de estátuas.

Religião vazia, ritos inúteis, ensinos humanos, tradições sem sentido. Eis aqui a raiz do mal, porque se apaga a voz de Deus sem confessar os pecados ou os confessando a outro ser humano. As pessoas sinceras que querem crescer mais rápido são carregadas com bolas de ferro nos pés e não podem desfrutar da liberdade e paz de espírito em Cristo.

Não se deixe levar pelos sentidos. Que a sagrada escritura possa ser teu guia para encontrar a verdade, discernir a religião da religião. Certamente há outros livros maravilhoso, no entanto, senão conhece a bíblia não poderá discernir a utilidade dos demais. Não esqueça que o cristão não caminha pelo que vê ou ouve, senão pela fé na palavra de Deus.


3 visualizações

LINKS IMPORTANTES

POR DENTRO DAS NOVIDADES

Estão disponiveis minhas aulas de estatística, artigos, e sermões.

CONTATO

Tel: 92 36431865
Skype: cesar.benavente7

© César Ticona,  2020.  Para todos há uma esperança de glória.