Buscar
  • Cesare Ticona

Revisão dos métodos para avaliar a qualidade da pesquisa


Usualmente os pesquisadores, os grupos de pesquisa e programas de posgraduação são avaliados utilizando o fator de impacto da revista ou o ranking da instituição. No entanto, este forma de avaliar está sendo questionada, poi não mediria o impacto real da publicação científica. A HEFCE inglesa, equivalente à CAPES brasileira, após 15 meses de trabalho produziu um documento titulado "The metric tide" (A maré de métricas). Nessa publicação se aponta que esta havendo um uso abusivo dessas métricas. O problema de avaliar um trabalho e seus autores utilizando o JCR é que esse valor é médio e é baseado em dados históricos. Outro problema apontado nesse documento é a quantidade de citações do artigo, sem considerar as diferenças entre as ramas do conhecimento.

De qualquer forma vejo que não há como escapar da métrica. Se esta será feita por índices ou por por pares não dever fazer relaxar os projetos com ciencia de qualidade. Está sempre dependerá do tamanho das inquietudes do pesquisador e da discussão atual de cada rama do conhecimento.

Por outro lado, parece que impactos sociais poderão também entrar na métrica da qualidade científica. Artigos científicos são escritos para os pares e não para a sociedade geral salvo raras excepciones. Escrever manuais ou panfletos para o uso de uma técnica tem mais foco no impacto sobre a sociedade. Estas produções intelectuais deverão entrar na métrica mudando sustancialmente a forma de avaliar o trabalho científico.


9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

A santificação da alma

A santificação da alma é uma necessidade para entrar ao reino dos céus. O que significa se santificar? Neste áudio se ensina como realizar esta santificação. Download: https://app.box.com/s/dj5bgqgiow

LINKS IMPORTANTES

POR DENTRO DAS NOVIDADES

Estão disponiveis minhas aulas de estatística, artigos, e sermões.

CONTATO

Tel: 92 36431865
Skype: cesar.benavente7

© César Ticona,  Setembro de 2020.  Para todos há uma esperança de glória.