Linha 3. Melhoramento de Tomate

O tomate é muito consumido na em Manaus, mas a maior parte provem do sudeste e centro-oeste brasileiro.  E a tendencia é a plantar cada vez menos nesta região. Comparando 2014 com 2007 se constata esta queda, em 2014 foram utilizadas no estado de Amazonas 110 ha e se produziram 500 toneladas, e em 2007 se utilizaram 600 ha e produziram 2500 toneladas. Fora o fato de que o tomate produzido tem baixa qualidade ou aceitável quando se trata de tomate cereja.

Umas das causas desta crise produtiva é o ataque frequente de Ralstonia solanarearum (murcha bacteriana). Esta doença murcha a planta em qualquer momento de seu desenvolvimento. Conseguir cultivares resistentes tem sido o objetivo do programa de melhoramento, chegando-se à variedade 'Yoshimatsu', a qual de alguma forma viabiliza a produção de tomate na região. Mas esta variedade tem os defeitos de ser de tamanho pequeno a médio e apresentar rachaduras na pele. 

 

Objetivos

a. Desenvolver novas variedades, linhagens e híbridos.

b. Testar híbridos F1 em condições de Manaus, seja no solo ou hidroponia.

c. Conservar e distribuir sementes da cultivar 'Yoshimatsu'.

 

Desafios

Criar novas cultivares de tomate com resistência à murcha bacteriana.

 

Doativos e parcerias

 

Buscamos parcerias com outros grupos de pesquisa  que permitam que este acervo genético não se perca e continuar o trabalho de melhoramento genético de esta especie. Se alguma empressa ou associação de  produtores tem interesse na produção deste fruto, coloque-se em contato com nosso grupo de pesquisa. 

 

Estrategias

 

 

LINKS IMPORTANTES

POR DENTRO DAS NOVIDADES

Estão disponiveis minhas aulas de estatística, artigos, e sermões.

CONTATO

Tel: 92 36431865
Skype: cesar.benavente7

© César Ticona,  Setembro de 2020.  Para todos há uma esperança de glória.