Linha 2. Conservação e melhoramento de Feijão macuco (Pachyrhizus spp.)

O feijão macuco ou Jacatupé está bem adaptado à região amazônica, com produtividade de raízes de até 100 t.ha-1. Estas raízes tem 10% de proteinas e varios minerais como zinco, ferro; o que a diferencia a qualquer outra raiz como a batata doce e a mandioca. As sementes botanicas tem elevados teores de rotenona e pachyrizina, os quais são citotóxicos. O ciclo produtivo normalmente é de 7 meses. começando a fase produtiva desde o quinto mês. No entanto, ela não é conhecida pelos agricultores da Amazônia e se desconhece seu uso. Existem 3 especies cultivadas (P. tuberosus, P. erosus e P. ahipa). Dentro de P. tuberosus existem varios tipos, com raízes únicas como a cenoura ou múltiplas como a mandioca. Um tipo mais conhecido é o "chuin", o qual tem elevada materia seca.

 

Objetivos

a. Manter os 64 acessos do banco de germoplasma.

b. Estudar de interação genótipo x ambiente x manejo (GxExM). Os ambientes serão de terra firme e várzea e os manejos com e sem eliminar as flores.

c. Selecionar 10 genótipos élite para formar a população base para começar oum programa de seleção recorrente.

d. Caracterização físico-química das raizes e sementes.

e. Distribuir sementes para agricultores familiares de baixa renda da região Amazônica.

 

Desafios

Em 2015 o governo brasileiro tem cortado os gastos do nosso instituto e há falta de editais para conseguir recursos. Isto está levando a perder capacidade para manter estas e outras sementes do banco de germoplasma.  Por outro lado há varios desafios para desenvolver variedades para diferentes propósitos alimentares, medicinais, entre outros (Ver estrategias)

 

Doativos e parcerias

 

Buscamos parcerias com outros grupos de pesquisa  que permitam que este acervo genético não se perca e continuar o trabalho de melhoramento genético de esta especie. Se alguma empressa ou associação de  produtores tem interesse na produção deste fruto, coloque-se em contato com nosso grupo de pesquisa. 

 

Estrategias

 

 

Vagem

Flor do Jacatupé

Vagem imatura

Jacatupé

Flores do feijão-macuco

Raiz tuberosa

Raiz tuberosa

Plantulas de feijão macuco

Plantulas de feijão macuco

Plantio de jacatupé (feijão-macuco)

LINKS IMPORTANTES

POR DENTRO DAS NOVIDADES

Estão disponiveis minhas aulas de estatística, artigos, e sermões.

CONTATO

Tel: 92 36431865
Skype: cesar.benavente7

© César Ticona,  Setembro de 2020.  Para todos há uma esperança de glória.